terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O que é Moda Sustentável ?

             

              A moda sustentável é aquela que, em todas as suas etapas, preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente.
              Com base nesses princípios, trabalha-se com matérias-primas menos poluentes, também produzidas de forma sustentável, buscando a redução do desperdício e o uso racional de recursos como água e energia elétrica.
              O conceito de sustentabilidade aplicado à moda propõe produção mais humanizada, sem a exploração da mão de obra, com remuneração mais justa. Além de produzir peças cujo design e funcionalidade favoreçam o uso duradouro.
             A sustentabilidade na moda tem crescido e conquistado espaço principalmente devido ao trabalho de ateliês, cooperativas e oficinas, muitas delas situadas em comunidades carentes, gerando empregos para a população, formando redes de crescimento em localidades que necessitam de investimentos.
          A moda sustentável também trabalha com a valorização de saberes tradicionais, com o resgate de técnicas de costura manuais e práticas artesanais que agregam valor às peças e ajudam na afirmação da identidade cultural.
         Bolsa feita de teclado!



Chic é ser Sustentável!




Como fazer isso:
Produção com fibras naturais (algodão orgânico, linho, lã, cânhamo) ou com tecidos alternativos, como os feitos com garrafa pet ou de fibra de bambu.

Reaproveitamento de rejeitos de tecidos, couro ou materiais sintéticos descartados pela indústria.
Ecojoias e biojoias, acessórios produzidos com matérias-primas recicladas ou naturais.
Fichinhas de coco tingido:




Ecobags, bolsas confeccionadas com materiais sustentáveis.

           -Como se transforma o Pet em fios, tecidos e malhas:
         O flake (O PET moído é chamado de flake ou floco).é encaminhado para a indústria de fibras, onde é transformado em fibra de poliéster. Para que esse processo aconteça, é necessário aquecer os flocos até se tornaram uma espécie de pasta. A pasta obtida do aquecimento do flake é tingida (ou não) e então passa por microfuros que a transformam em uma fibra mais fina do que um fio,  depois do resfriamento com óleos, essa fibra é esticada para secar e é cortada em pedaços ,ficam parecidas com flocos de algodão, depois se transformam em fios que fazem os tecidos. 
Muito Chic!!!




:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário