sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Tudo sobre todos os Trajes!

Dress Code:

Traje Esporte

        Esse é o traje mais simples e mais informal, o traje que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre. Simples e informal não significa que seja qualquer roupa. É sempre essencial vestir-se bem.

Homens
-Calças jeans ou gabardine com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.

Mulheres
-Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos (inclusive os de alças), terninhos, bermudas, blusas. ( crepe, algodão e linho ) As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Sandálias baixas, sapatilhas e mocassins. Pouca maquiagem.

         No inverno, calças ou saias, com suéteres, mocassins com meia de lã coloridas. Terninhos esportivos. ( Veludos, camurça e malhas )

       Geralmente os eventos são: Batizados, Almoços e Exposições.

Esporte fino / Passeio / tenue de ville

         É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente.

Homens
Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado.
Se o convite indicar tenue de ville, é aconselhável o uso da gravata, seja de dia ou de noite.


Mulheres
Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. (sedas, microfibras, linhos, algodões e jérseis ) Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico”. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação. Bolsas ainda esportivas, mas um pouco menores, sapatos  depois das 18h de salto.

         Geralmente para eventos como Vernissages, almoços, conferências, Teatro...

Passeio completo / Social

         É um estilo mais sério, com mais formalidade, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, etc.

Homens
Para os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Gravatas e sapatos escuros.

Mulheres
Aqui, reinam os vestidos de mousseline (longos a noite e longuetes de dia) , tailleurs, conjuntos de crepe, tailleurs de seda.  Decotes, fendas e transparencias (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Sapatos ou sandálias de saltos altos, com meias finas. os xales e echarpes maiores de tecidos nobres, ou blazers e spencers sofisticados. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados.

          Geralmente para eventos como jantares, coquetéis, óperas, grandes comemorações...

Gala / Black Tie / Traje / tenue de soirée ou rigor

         São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.

Homens
Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Se estiver muito quente, em festa geralmente de dia, admiti-se o summer ( igual ao smoking mas com paletó branco. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

Mulheres
Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Os tecidos mais preciosos como brocados, metalizados, tafetá de seda, shantungs, georgettes,...Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar.  Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.


Geralmente casamentos, entrega de prémios...

Arrasem em todos!



:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário