quinta-feira, 9 de março de 2017




O chapéu é um dos mais antigos acessórios que acompanham a mulher. Ele serve para enfeitar a cabeça, mas também para protegê-la do frio e do sol. É um ótimo aliado para deixar o visual mais interessante, com Estilo e Personalidade.




Cada chapéu se adapta melhor a um tipo de rosto.

Rosto oval

Se você tem o rosto mais oval, ou seja, bochechas maiores e queixo mais estreito, deve preferir chapéus em que tanto a aba quanto a copa sejam de tamanhos proporcionais. Não escolha chapéus nem com a aba muito grande e nem muito pequena, por isso evite usar o modelo coco ou floppy que tenha aba muito grande.

Rosto redondo

Para os rostos mais redondinhos a dica é usar chapéus com a copa entre mediana e alta e as abas também devem ser proporcionais ao tamanho da copa. As mulheres de rosto redondo devem evitar o modelo cloche.

Rosto quadrado

As mulheres de rosto quadrado com queixos e testas mais alongados devem preferir modelos com abas mais largas e copas arredondadas e de tamanho mediana a alta. O modelo floppy é o mais adequado para este tipo de rosto.

Rosto triangular

Queixos mais estreitos e o restante do rosto mais largo definem o rosto triangular e as mulheres que possuem esse tipo de rosto devem preferir chapéus com copa e abas arredondadas e em tamanhos menores. O chapéu coco é ótimo para esse tipo de rosto, já o panamá e o fedora devem ser evitados por não terem a copa arredondada.
Estatura baixa
Para as mulheres de estatura baixa, o modelo ideal são os com aba média ou curta, pois ajudam a equilibrar o corpo. 


Acima do peso
As mulheres que estão acima do peso devem apostar no modelo de chapéu com as abas médias e a copa alta, para dar impressão de rosto e pescoço mais fino e, de quebra, desviar a atenção na parte mais avantajada do corpo, como por exemplo, a barriga saliente. 

Cor certa para cada tipo de pele
Pele clara
As mulheres de pele clara devem escolher cores de chapéu como o branco, bege, cinza, marrom, rosado, preto, roxo e azul para deixar a aparência mais bonita.

Pele morena
As morenas combinam com chapéu de cores bege, marrom, amarelo, vermelho e verde, pois o acessório dá um contraste com o tom da pele, principalmente quando está mais bronzeada.


Tipos de Chapéu:






Chapéu Panamá: 
O chapéu panamá, ao contrário do que o nome diz, não vem do Panamá, sua origem é equatoriana. O modelo é tradicionalmente claro com tramas fechadas feitas com a palha da planta Carludovica palmata.


Chapéu Fedora:
O modelo fedora é bem semelhante ao panamá, o que o distingue é ser feito de feltro. Surgido no início do século XX, era inicialmente muito usado pelos homens da época fazendo parte do traje masculino.
O chapéu fedora é ideal para fazer diversas combinações porque é um modelo bastante democrático e combina com muitos estilos. Quando usado, dá ao look um ar de sofisticação e deixa o look mais boêmio.


Chapéu Coco
O nome “coco” é dado ao chapéu devido ao seu modelo ser mais estruturado, com a copa arredondada e dura semelhante à fruta mesmo. O chapéu coco também tem a aba mais curvada e estreita. Originário do final do século XIX, o chapéu coco tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Também era um chapéu utilizado muito pelos homens, principalmente em situações formais, logo após a Primeira Guerra Mundial.
O chapéu coco requer estilo para ser usado, mas se você quer criar um look mais despojado o modelo fica perfeito.


Chapéu Clochê

De origem francesa, o chapéu cloche significa sino, referência ao seu formato com a copa arredondada média-alta e a aba menor e caída. Esse modelo é superfeminino e charmoso, tem encaixe perfeito na cabeça e deve ser colocado sempre acima da linha dos olhos.   Ele surgiu entre as décadas de 20 e 30 e era usado pelas mulheres mais independentes da época.
Referência em qualquer guarda-roupa romântico, o chapéu clochê deve ser usado se você quiser deixar o seu visual com cara de menininha. 



Chapéu Floppy

Com abas grandes e copa bem arredondada, o chapéu floppy é romântico e despojado ao mesmo tempo. Muito usado pelos hippies nas décadas de 60 e 70, o modelo é o queridinho entre várias mulheres e super usado em festivais.
Seu clima hippie-chic, traz ao visual um toque de elegância. Ele é ótimo para climas mais quentes, basta saber escolher o modelo que irá usar. 

Onde usar:

  • Eventos de dia e ao ar livre como casamentos, almoços, festas beneficentes, chás
  • Festivais e shows que aconteçam de dia;
  • Passeios durante o dia em dias de frio ou ensolarados;
  • Praia;
  • Campo.

Onde não usar:

  • Na mesa para comer;
  • Locais fechados como teatro, cinema, shows;
  • Locais de trabalho, a não ser que seja um chapéu de segurança ou faça parte do uniforme;
  • Jantares ou outros eventos em ambientes fechados;
  • Na igreja e outros templos religiosos.



:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário